728 x 90

Forma de cálculo do Earning Yield do Clube do Valor

Forma de cálculo do Earning Yield do Clube do Valor

Investir em boas ações na bolsa de valores demanda de conhecer alguns indicadores fundamentalistas, como o Earning Yield. Pois proporcionam a possibilidade de ter uma visão mais ampla sobre o potencial da empresa em prol de uma decisão mais precisa e racional. Este indicador serve para avaliarmos se um ativo está com o preço justo

Investir em boas ações na bolsa de valores demanda de conhecer alguns indicadores fundamentalistas, como o Earning Yield.

Pois proporcionam a possibilidade de ter uma visão mais ampla sobre o potencial da empresa em prol de uma decisão mais precisa e racional.

Este indicador serve para avaliarmos se um ativo está com o preço justo ou muito caro em relação ao seu preço.

Claro que, olhar para este indicador isoladamente não é interessante, sendo necessário olhar para outros parâmetros antes de comprar uma ação.

Esta estratégia é utilizada por diversos gestores e o Ramiro do Clube do Valor diria que popularizou e bastante esta forma de investir em seus vídeos no Youtube.

Mas há uma diferença no que ele usa e é o que vou tentar exemplificar aqui neste artigo. Dentre as mais altas, ele monta este ranking e compra baseado nesta lista.

Mas será que esta estratégia realmente funciona? Vamos ver como é que funciona. Vale lembrar que, o exemplo aqui citado não é recomendação de investimento, ok?

Como calcular o Earning Yield?

O Earning Yield foi popularizado pelo Joel Greenblatt, em seu famoso livro “Magic Formula” – A Fórmula Mágica para Bater o Mercado de Ações.

O Earning Yield (EY) tem o objetivo de mostrar o lucro de cada ação em relação ao preço de cotação do ativo.

Para entender o seu funcionamento, saiba que ele é o inverso de outro indicador bastante conhecido: o preço sobre lucro (P/L).

A fórmula matemática para calcular earnings yield é a seguinte:

EY = lucro por ação nos últimos 12 meses / cotação atual.

Vale lembrar que este não é um indicador de valuation, sendo que ela só vai te retornar ou medir o valor que uma ação te oferece naquele período.

Também não deve ser confundido com o dividend yield que é o quanto a empresa distribui de lucro para os seus acionistas.

Exemplo do Clube de Valor e como calcular

Já Earning Yield utilizado pelo Clube do Valor tem uma modificação a esta fórmula acima, pois o Ramiro utiliza um indicador diferente.

O indicador de valuation que ele leva em conta é o EV/EBIT, levando em conta o Enterprise Value, ou seja, o valor da firma.

Mas tem um porém também nesta fórmula. Há também uma modificação para chegar no seu indice que é o quanto realmente ela vale.

Afinal, quando você se torna sócio de uma empresa – esta é a ideia de você investir em uma empresa -, você também deve olhar suas dívidas.

Então, o valor que será usado na formula do Clube do Valor também é o inverso do EV/EBIT, fazendo o quanto ela lucrou sobre seu valor de firma (Enterprise Value).

Então, ficaria assim:

EY Clube do Valor = EBIT 12 Meses / Valor da Firma (Enterprise Value).

Geralmente o valor do EBIT dos últimos 12 meses você terá que olhar nos balanços da empresa para conseguir este número.

Mas há uma forma de visualizar isto sem maratonar os balanços. Vamos tomar como exemplo o ativo BBSE3 no site Status Invest. Veja:

Então, substituindo os valores na fórmula:

EYCV = 5.745.800.000 / 57.460.000.000 = 0,0999 || => ou seja, 9,99%

Talvez, esta empresa não entraria na lista do Clube do Valor, pois ele usa ou seleciona as 20 melhores empresas da bolsa de valores brasileira.


DISCLAIMER: Todo conteúdo apresentado aqui não é uma recomendação de compra/venda de ativos. O objetivo deste artigo é compartilhar informações.

Todo Investimento tem risco de perda de capital. Não sou analista de mercado e não possuo CNPI, apenas estou mostrando o que eu faço com o meu capital, e quais ações eu gosto.

Posts Carousel

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

Latest Posts

Top Authors

Most Commented

Featured Videos